![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_9f5f3c83f1b2443981a912fe5dd6b934~mv2.jpg/v1/fill/w_700,h_450,al_c,q_80,enc_auto/fceddc_9f5f3c83f1b2443981a912fe5dd6b934~mv2.jpg)
SINFÔNICA AMBULANTE
COMUNICAÇÃO, DESIGN
Cliente:
Sinfônica Ambulante
Amplificando o alcance sem perder a originalidade, desenvolvemos um novo posicionamento de marca que contemplava, discurso, manifesto, tagline, valores, personalidade e uma nova identidade visual.
Ano:
2023
Em abril de 2023, a Sinfônica Ambulante, patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro , nos procurou para ajudá-los a resolver alguns desafios:
1. Atualizar a identidade visual
2. Construir um posicionamento de marca
3. Alcançar o público para além do foliões, atraindo produtores de eventos e festivais.
Na pesquisa qualitativa, foram mais de 700 resposta avaliando a força da marca e o seu campo de associações. Durante a entrevista em profundidade, entendemos que a Sinfônica Ambulante é para quem acredita que o carnaval é um estado de espírito que deve nos acompanhar o ano inteiro.
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_15fe3e035d3d4144b2b8654b54ad440c~mv2.jpg/v1/fill/w_565,h_376,q_90/fceddc_15fe3e035d3d4144b2b8654b54ad440c~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_1ade23a0b99c45bcaf13507dc9222d73~mv2.png/v1/fill/w_301,h_376,q_90/fceddc_1ade23a0b99c45bcaf13507dc9222d73~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_dd08d67989fb492295c1a5eea39685c4~mv2.jpg/v1/fill/w_564,h_376,q_90/fceddc_dd08d67989fb492295c1a5eea39685c4~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_7f109699a1f24763a7b61307d28bd98c~mv2.png/v1/fill/w_409,h_444,q_90/fceddc_7f109699a1f24763a7b61307d28bd98c~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_02aa83ce5c7e4952b5ef698c791a2a71~mv2.jpg/v1/fill/w_666,h_444,q_90/fceddc_02aa83ce5c7e4952b5ef698c791a2a71~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_0b075ac4d4ca417f89dd31c6e690a35e~mv2.png/v1/fill/w_355,h_444,q_90/fceddc_0b075ac4d4ca417f89dd31c6e690a35e~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_f5657538ed4e466cab37eb22efd7f0ef~mv2.png/v1/fill/w_629,h_318,q_90/fceddc_f5657538ed4e466cab37eb22efd7f0ef~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_2366904854aa4cf0bc8ff57969b8a513~mv2.png/v1/fill/w_322,h_318,q_90/fceddc_2366904854aa4cf0bc8ff57969b8a513~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_9f0864a8fa4a4acbbd5fa9eb0d2fd65d~mv2.jpg/v1/fill/w_479,h_318,q_90/fceddc_9f0864a8fa4a4acbbd5fa9eb0d2fd65d~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_379720e3763344dfa68cb7ca23bd21a4~mv2.png/v1/fill/w_242,h_305,q_90/fceddc_379720e3763344dfa68cb7ca23bd21a4~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_58a3d0510c7145769458ea27cf9ab44b~mv2.png/v1/fill/w_226,h_305,q_90/fceddc_58a3d0510c7145769458ea27cf9ab44b~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_83937bfe5c0f4fcdb705a17c4996d65e~mv2.jpg/v1/fill/w_458,h_305,q_90/fceddc_83937bfe5c0f4fcdb705a17c4996d65e~mv2.jpg)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_bc06699bcb8249df8da1b702d7bcd9ee~mv2.png/v1/fill/w_494,h_305,q_90/fceddc_bc06699bcb8249df8da1b702d7bcd9ee~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/fceddc_4dcd26c3e7924211804cd7d46e936c49~mv2.png/v1/fill/w_407,h_375,q_90/fceddc_4dcd26c3e7924211804cd7d46e936c49~mv2.png)
"Rufem os tambores: a Sinfônica Ambulante se prepara para atacar. Nosso carnaval não tem data nem endereço: A multidão é a nossa casa e do Rio à Niterói, nossos arranjos são feitos para eternizar emoções."
Uma das assinatura foi conformada no formato de estandarte, elemento icônico do carnaval. A tipografia escolhida foi escolhida para trazer a refência das brass bands de jazz, tendo um ritmo entrelaçado às diferentes alturas e espessuras de letra e criando dinamicidade.
Na identidade visual, os seis principais instrumentos foram ilustrados de forma perspectivada e usando a ampla gama de cores da paleta, trazendo muita energia e a sensação de movimento.
Ficha técnica do projeto:
Designer responsável: Pedro Nithack
Designer auxiliar: Gustavo Senna
Gerente do projeto: Bruna Moll
Supervisora do projeto: Amanda Senna